Tour de 2 dias em Lagoa - uma cidade de grutas, praias isloadas e penhascos

1º Dia

É o 13º dia do nosso Tour no Algarve e o início do nosso Tour de 2 dias em Lagoa. Lagoa é o paraíso costeiro do Algarve. A cidade é conhecida pelas suas grutas marinhas, praias isoladas e aldeias à beira de penhascos.

Era de manhã cedo quando saí do Vila Vita Parc e fui para a Capela de Nossa Senhora da Rocha em Porches. Esta capela solitária fica na beira de um penhasco, abrigada pelas paredes brancas de uma antiga fortaleza. Parei por um momento, e apreciei a vista desobstruída do oceano, sem edifícios ou pessoas à vista, um lugar raro que se pode encontrar no Algarve.

Depois de visitar a capela, fui até o centro de Porches para visitar as famosas oficinas de cerâmica. Comecei na Olaria de Porches, a loja de cerâmica mais popular da vila. Assim que entrei, fiquei impressionado com o número de peças em exibição. Havia pratos, tigelas, jarras de flores e muitos outros itens feitos à mão, cobrindo as prateleiras da loja de cima a baixo. No canto, vi um dos artistas em ação, adicionando os toques finais a uma nova peça.

A Olaria de Porches também tem um pequeno café, chamado Bar Bacchus, onde pode comer alguma coisa. Decidi tomar um café, antes de passar para a próxima loja.

É fácil encontrar a Olaria Pequena com os seus avisos em azul, contrastando com as paredes brancas do edifício. A loja é muito menor do que a Olaria de Porches e vende principalmente painéis de azulejos, pintados à mão e inspirados em temas locais, como limões e azeitonas.

Daqui, fui ao restaurante O Leão de Porches para almoçar. Passei pelos portões e segui o caminho que levava ao pátio ao ar livre do restaurante, onde fiquei a aguardar pelo menu. Enquanto esperava, admirava a chaminé ornamentada que ficava em cima do telhado do restaurante e as placas de cerâmica coloridas que adornavam as paredes. Logo depois, o empregado de mesa chegou e fiz o meu pedido - uma sopa de couve-flor, risoto de mexilhão e uma garrafa de vinho local.

De tarde, dirigi-me à aldeia do Carvoeiro. A minha primeira paragem foi na Praia da Marinha, uma enseada tranquila com águas transparentes e falésias íngremes e alaranjadas. Estacionei o carro e desci as escadas até a praia, ocasionalmente ia parando para admirar as vistas de tirar o fôlego.

Em seguida, fui à Praia de Benagil e participei num passeio de barco pelas grutas. O passeio levou cerca de uma hora e passou por formações rochosas magníficas, praias isoladas e cavernas impressionantes. Entre estas cavernas, encontra-se a Gruta de Benagil, o lugar mais bonito que vi nesta viagem ao Algarve. A gruta tem um grande buraco no teto, permitindo que o sol atravesse e forme um holofote na pequena praia que se situa abaixo dela.

De volta à praia, fui até ao Forte de Nossa Senhora da Encarnação. O forte está situado acima da praia principal do Carvoeiro, e é o local perfeito para observar a cidade e os seus típicos edifícios caiados de branco.

Ao lado do forte, vi um grande calçadão de madeira que se estendia ao longo da costa e fiquei imediatamente curioso para ver onde ia dar. Subi e atravessei as falésias, sentindo a refrescante brisa do mar ao longo do caminho. Acabei no Algar Seco, uma área repleta de espetaculares formações rochosas, grutas e cavernas marinhas. A vista de cima já era impressionante, mas decidi aventurar-me ainda mais e segui a escada até às pedras. Havia buracos por todo o lado, janelas a emoldurar o mar e os túneis levavam-me a impressionantes piscinas naturais. Acabei por encontrar um restaurante escondido entre as rochas, onde me sentei e desfrutei de um bom cocktail.

Antes de ir para o hotel, parei num restaurante local próximo para jantar, chamado A Marisqueira e comi um delicioso prato de peixe grelhado.

Mais uma vez, a equipa da Algarve Lifestyle tratou do meu alojamento e reservou-me um quarto no Monte Santo Resort, um dos hotéis mais românticos da Europa. Cercado por pequenos lagos e jardins, o hotel é um autêntico oásis, e eu não poderia ter escolhido um lugar melhor para relaxar em Lagoa.

Mapa do percurso do 1º Dia do tour em Lagoa

Início do Tour no Algarve | Dia Anterior do Tour no Algarve | Tour no Algarve  - 14º Dia