Tour de 3 dias em Faro

2º Dia

Há sempre uma boa razão para sair da cama, quando há comida envolvida.

Para o 2º dia do meu Tour de 3 dias em Faro, reservei um passeio com os Eating Food Tours do Algarve para aprender mais sobre a gastronomia local. E quando digo aprender, quero dizer principalmente provar!  O Tour dos Pescadores começou no Mercado Municipal de Faro, um mercado moderno onde produtos frescos são colocados em exposição e cuidadosamente escolhidos pelos transeuntes que fazem as suas compras semanais. Participaram no tour, dois jornalistas Americanos e três jovens senhoras Holandesas.

Conhecemos o guia turístico e residente local, António, às 10h e partimos imediatamente para experimentar o nosso primeiro mimo. Entrámos dentro de um pequeno café, onde provámos um prato de carne de porco, que iria ser a única paragem de prova de carne da excursão. A partir de então, fomos tratados com uma seleção de deliciosos frutos do mar e doces locais. Depois de um agradável passeio pelas bancas de peixe do mercado e a apanhar caranguejos vivos, lentamente fizemos o nosso caminho para a Cidade Velha e para a Marina.

Parámos em vários cafés no caminho, inclusive numa loja de vinhos onde desfrutámos de uma prova de vinho, acompanhada por um prato de atum e cavala. Para sobremesa, o Vila Adentro deliciou-nos com os seus bolos tradicionais, que combinavam amêndoa, figo, alfarroba, laranja e batata-doce. O edifício em si respira história, com catacumbas abaixo do solo que remontam ao século XIII e azulejos decorativos embelezando as paredes, uma memória do tempo em que o edifício serviu como uma fábrica de azulejos. Hoje, o restaurante é uma paragem obrigatória para quem, como nós, está ansioso por saborear a gastronomia algarvia.

Alguns dos lugares da excursão eram bastante escondidos, tornando-os fáceis de perder numa primeira visita. Com o tour, tivemos a oportunidade de desvendar alguns desses pontos secretos e saber mais sobre o património alimentar da região. A nossa última paragem foi no Columbus Bar, um estabelecimento de cocktails premiado com uma equipa apaixonada, pronta para servir uma bebida a qualquer momento. Foi aqui que nos despedimos uma hora mais tarde do que o esperado, pois a comida, o vinho e a conversa envolvente com o nosso guia, fizeram-nos perder completamente a noção do tempo.

Saí do bar e fui direto para o Cais da Porta Nova, onde apanhei um pequeno barco para a Ilha da Barreta, também conhecida como Ilha Deserta, e o ponto mais a sul de Portugal. 35 minutos depois chegamos à costa da ilha. A Deserta está a mundos de distância das restantes praias do Algarve. Na verdade, esta é uma das praias menos frequentadas do sul. Pertence ao Parque Natural da Ria Formosa, juntamente com outras quatro ilhas que compõem esta lagoa costeira considerada uma das Sete Maravilhas Naturais do País. Não são muitos os estrangeiros que chegam até aqui, e mesmo para alguns locais, esse refúgio paradisíaco continua a ser um território desconhecido. Para aqueles que se aventuram, serão recompensados com praias de areia branca, vida selvagem incrível e águas cristalinas, tudo por uma viagem de 10 euros - um bilhete barato para visitar o paraíso!

Tirei a minha toalha da sacola e sentei-me a ler um livro, antes de me refrescar com um mergulho no mar. Pelo menos aqui não precisava de me preocupar com os salpicos da água dos outros veraneantes... havia muito espaço para todos.

Se ficar com fome, há apenas um lugar para ir - Estaminé é o único restaurante na Ilha Deserta e, surpreendentemente, um dos melhores restaurantes do Algarve. As suas especialidades incluem pratos de frutos do mar, como robalo, mariscos e dourada.

Depois de ter a minha quota parte de peixe para o dia, decidi voltar para o continente para o jantar. Fui até ao Portas de São Pedro, um restaurante local, convenientemente localizado ao lado do meu hotel. "É estritamente proibido deixar essa taberna com fome" – este era o último dos dez "mandamentos" escritos no menu do restaurante e eu não pretendia quebrá-lo. Comecei por pedir um prato de queijos, seguido por um prato de bochechas de porco recheadas com molho de tomate e terminar com um pudim de arroz e um copo de vinho do porto. Missão cumprida.

Foi um dia cansativo, fui direto para o hotel e adormeci imediatamente.